Bezerro anomalia genética

27/03/2008 00:00

 

Bezerro nasce com anomalia genética em Nova Olímpia

Nelson Alves - Assessoria - Data do Arquivo: 27/3/2008

     O nascimento de animais com má formação genética ainda causa espanto nos criadores por diferentes tipos de deformações. O fato aconteceu em uma propriedade no Município de Nova Olímpia-MT, distante 200 quilômetros da Capital Mato-grossense, do criador Cícero Alexandre de Lira, localizada no Assentamento Rio Branco, e as fotos foram registradas por  um Técnico do INDEA/MT.
Para a professora Maria Lúcia Zaidan, que trabalha na área de patologia da Universidade de São Paulo (USP), um dos fatores que podem causar essas anomalias são os herbicidas.
Maria Lúcia afirma que, durante a fase fetal ocorre uma proliferação celular na área em que os tecidos estão se formando. "Em algumas ocasiões, um agente tóxico pode interferir no desenvolvimento do embrião, gerando um animal com má formação genética".
"Colocar herbicida no pasto pode intoxicar o alimento que será ingerido pelo animal, e, neste caso, também depende da quantidade de substâncias tóxicas presentes na comida e quanto o animal se alimentou,” explicou.
Mas a professora é cautelosa ao elencar as possíveis causas para as anomalias e afirma que outros fatores podem ser os causadores do defeito. "A deformidade no animal também pode ser de natureza hereditária, funcional, metabólica e comportamental", informou.
Segundo a professora, uma pequena porcentagem de anomalias ocorre por causa de um mau cruzamento antes da reprodução. "Muitas vezes são deficiências hereditárias adquiridas geneticamente, mas a falta de nutrientes saudáveis na alimentação do animal também pode ser um fator determinante", destacou.
Sobre a possibilidade de o animal sobreviver com a anomalia, ela explica que depende do tipo da má formação, já que existem vários exemplos de problemas genéticos. "Existem defeitos compatíveis e as incompatíveis com a vida. Em algumas delas, o animal pode sobreviver e se adaptar à vida com o seu defeito".
No caso da criação de gado, Zaidan explicou ainda que, geralmente acontece o sacrifício, por "menor que seja" o problema, e "mesmo que o animal seja saudável", para futuramente não trazer problemas à reprodução.
Consangüíneo - O Bezerro do sitiante de Nova Olímpia-MT pode ter sofrido uma mutação genética, por isso teve uma pata nascida na cabeça. O fenômeno pode acontecer em fêmeas também. Segundo pesquisadores da área, o caso é raro e ocorre em situação de consangüinidade. "A consangüinidade acontece quando há um cruzamento entre os animais parentes. Por exemplo, entre animais nascido de uma mesma mãe existe uma grande chance de ocorrer essa anomalia. Uma cirurgia poderia resolver a questão", afirmou Maria Lúcia.
Conforme  pesquisas, é comum os criadores de rebanho separarem os animais que tenham algum grau de parentesco para evitar que os machos procurem as fêmeas da mesma família genética.

—————

Back