As nossas sugestões

Filmes

Blade Runner:

    Um filme de ficção científica com Harrison Ford onde indíviduos geneticamente transformados em criminosos são perseguidos no século XXI em Los Angeles.

Gattaca:

        Protagonizado por Uma Thurman e Ethan Hawke, este filme trata a polémica questão da manipulação genética e como as crianças nascidas "normalmente" são descriminadas. Em Gattaca só é permitido seres perfeitos.

Godsend:

    Um casal perde um filho ainda criança. Para ultrapassar o seu sofrimento decidem procurar um médico para "criar" uma criança geneticamente igual ao filho perdido. Este filme de ficção científica é protagonizado por Robert De Niro

    

Conferências

  A Engenharia de Tecidos é uma área científica recente mas em franca expansão. Os desenvolvimentos conseguidos nesta área têm contribuído significativamente para diversos avanços no campo da Medicina Regenerativa. Esta ciência interdisciplinar combina os conhecimentos de áreas tão distintas como a Engenharia de Materiais e as Ciências da Vida, com a finalidade de desenvolver substitutos sintéticos para tecidos humanos. Para se atingir este objectivo utilizam-se, de uma forma genérica, combinações específicas de células e de materiais de suporte tridimensionais com propriedades adequadas, gerando um material híbrido (constituído por um componente biológico – as células – e um componente sintético – o material de suporte) cujas características podem ainda ser moduladas através do sistema de cultura usado. Os recentes avanços da Nanotecnologia têm também proporcionado desenvolvimentos significativos na área da engenharia de tecidos. De uma forma genérica, a Nanotecnologia refere-se a um campo da ciência e da tecnologia aplicada, no qual o controlo da matéria é efectuado ao nível molecular. De facto, as recentes investigações na área de materiais micro e nanoestruturados para aplicações na Engenharia de Tecidos têm-se baseado na premissa que estes nanomateriais e nanoestruturas podem ser sintetizados e funcionalizados em dimensões semelhantes às dos constituintes dos próprios tecidos a regenerar.

Links

http://learn.genetics.utah.edu/

http://www.odnavaiaescola.com/dna/

http://bionetonline.org/portugues/default.htm

http://nanolegends.com/nsta/nanomovies.html

http://ornl.gove/sci/techresources/Human_Genome/home.shtml